6 de outubro de 2022
ARTIGOS Paulo Júnior

Momento de Decidir

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para o outro lado.

Marcos 4:35

O Mestre estava cercado por uma grande multidão. Homens, mulheres, crianças, sábios, leigos, livres e escravos, todos queriam ver o mestre falar sobre a fé. Naquele dia, como sempre, ele ensinou com muito entusiasmo, estava inspirado, tanto que o escritor São Marcos descreve suas palavras com precisão.

Após o cansativo dia, ao contrário do que os discípulos esperavam, o Mestre resolveu fazer algo novo. O texto do evangelho diz bem claro, a hora já não permitia mais mudanças, era tarde; era hora de parar, hora de se acomodar e esperar a noite chegar, aquele dia já tinha chegado ao fim.

 Porém, mais uma vez Jesus nos deu uma lição. Nunca é tarde para recomeçar, nunca é tarde para começar um novo projeto ou retomar algo que está parado. Nunca é tarde para aprender o novo ou vivenciar experiências que podem ser únicas, nessa tão finita vida terrena. Nunca é tarde para crescer, aprender, desenvolver, deixar de lado aquilo que nos faz mal ou nos aprisiona; não é tarde para ficar próximo a quem nos faz bem e abandonar o que nos prejudica. Nunca é tarde para amar.

A passagem por essa vida só é significativa quando tomamos iniciativas. Não podemos deixar que o medo nos aprisione, que o comodismo nos prenda na infelicidade ou mesmo, que a falta de coragem nos faça abrir mãos das rédeas de nosso futuro. E sobre isso o grande romancista russo Dostoiévski disse, com muita propriedade, que “o segredo da existência não consiste somente em viver, mas em saber para que se vive”.

Que a coragem da iniciativa seja uma constante em nossas vidas, trazendo a força necessária para seguirmos sempre em frente. Porque, como naquele dia, hoje pode parecer que já está tarde… Mais ainda há tempo para recomeçar.

  Dr. Paulo Jonas Jr.

Paulo Júnior
Pós-doutor pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Historiador, Teólogo, Psicanalista & Escritor