7 de outubro de 2022
RIO

Primeira Bíblia traduzida em Libras é lançada no Rio

A primeira Bíblia traduzida em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi lançada no domingo (18), no Rio de Janeiro, após 16 anos de trabalho.

A tradução foi realizada por voluntários dos Testemunhas de Jeová, que usaram uma versão das Escrituras da denominação.

Para Luís Félix, ancião da igreja e surdo desde os 4 anos, ter a Bíblia em Libras é uma vitória e lhe trouxe muita felicidade.

“Ele se lembra de um amigo que tinha a Bíblia em português e que não conseguia entender o que estava escrito. Não era o idioma dele. Mas depois, quando ele conseguiu ver a Bíblia em Libras, ele sentiu que aquilo tocava no coração dele. Ele pôde entender de forma mais clara aquilo que estava sendo dito ali”, afirmou Luís em sinais traduzidos pelo intérprete Rodrigo Freire.

E completou: “E quanto aos surdos veem isso, eles sentem a mesma coisa. Essa emoção de poder entender o que está sendo dito ali. É o meu idioma, me sinto muito feliz por isso”.

Os Testemunhas de Jeová, que já oferecem reuniões acessíveis à comunidade surda desde 1982, iniciaram o trabalho de tradução da Bíblia em 2006 e finalizaram agora, após 16 anos.

A Bíblia em Libras já está disponível gratuitamente na internet e pode ser baixada no computador ou no celular pelo aplicativo.

Segundo os organizadores, a versão é a primeira tradução completa da Bíblia em língua de sinais no Brasil e na América Latina.

“A Bíblia tem uma mensagem de consolo, de esperança e queremos que ela fique disponível a todas as pessoas, no idioma que é do coração delas, que é o idioma da língua de sinais para aqueles que são surdos”, declarou Ricardo Carneiro, porta-voz das Testemunhas de Jeová.

GuiaMe